Inventário Extrajudicial

    Caso o interessado não saiba alguma das informações, preencha somente as informações obrigatórias, marcadas com asterisco (*).
    * Campos Obrigatórios

    Envie cópia dos documentos pessoais do(a) falecido, certidão de óbito e documentos dos herdeiros (RG, CPF e Certidão de Nascimento ou Casamento.

    INVENTÁRIO EXTRAJUDICIAL

    * Caso não possua todos os documentos faça contato com o cartório que ajudaremos a providenciá-los.

     

    1.                  Obrigatoriedade da presença de advogado;

    2.                  Inexistência de herdeiros menores ou incapazes;

    3.                  Inexistência de qualquer forma de litígio; DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:

    1.                 Minuta ou petição assinado por advogado;

    2.                 Informações mínimas que deverão constar na Minuta: a) Qualificação completa (nome, estado civil, regime de bens, profissão, local e data de nascimento, documento de identificação, CPF e endereço completo, inclusive CEP e e-mail) meeiro, herdeiros e cônjuges dos herdeiros; b) Qualificação do advogado (nome, estado civil, inscrição na OAB, CPF e endereço profissional) c) Indicação da relação de parentesco civil entre os herdeiros e o de cujus; d) Indicação do inventariante; e) Relacionar os  bens do espólio. Se for imóvel: indicar o valor fiscal a ser declarado pelo Cartório à Receita Federal;

    f) Plano de partilha.

    3.                  Cópia simples da OAB;

    4.                  Cópia autenticada de RG e CPF dos herdeiros e meeiro(a) – se houver;

    5.                  Cópia autenticada da Certidão de Casamento e Pacto Antenupcial registrado dos herdeiros casados – se for o caso;

    6.                  Cópia autenticada da Certidão de Nascimento dos herdeiros solteiros – se for o caso;

    7.                  Cópia autenticada de RG e CPF dos cônjuges dos herdeiros;

    8.                  Cópia autenticada de RG e CPF do De Cujus;

    9.                     Cópia autenticada da Certidão de Óbito do De Cujus;

    10.                   Cópia autenticada da Certidão de Estado Civil do De Cujus (Nascimento ou Casamento e Pacto registrado – se houver);

    11.                  Se o De Cujus for solteiro, viúvo ou divorciado: Declaração de duas pessoas (não parente), atestando que o De Cujus não mantinha união estável – reconhecer firma dos declarantes;

    12.                  Cópia autenticada de RG e CPF dos declarantes do item 11;

    13.                  Certidão do C E N S E C do D e C u j u s (site do CENSEC) – informação de testamento no âmbito nacional;

    14.1          HAVENDO TESTAMENTO: Nos termos do Provimento CGJES número 06/2016 é possível a lavratura de escritura de inventário e partilha havendo testamento quando:

    a)                            nos casos de testamento revogado ou caduco;

    b)                            quando houver decisão judicial com trânsito em julgado declarando a invalidade do testamento;

    c)                             quando o testamento já tiver sido cumprido em sua integralidade;

    d)                            quando todos os herdeiros e beneficiários do testamento forem maiores e capazes e estiverem de acordo com a lavratura de uma escritura pública de inventário e partilha em serventia extrajudicial.

    14.                  Certidão Negativa de Débito (CPF do De Cujus) Municipal, Estadual, Federal e Trabalhista (emitidas pela internet);

    15.                  Se houver imóvel: Certidão de Ônus Reais dos imóveis (Cartório de RGI) – se não constar a forma e data de aquisição do imóvel, também é necessário apresentar cópia autenticada da escritura –  validade de 30 dias;

    16.                  Cópia simples do Valor Venal deste ano (carnê de IPTU);

    17.                  Declaração de Quitação Condominial, com firma reconhecida do síndico e cópia simples da Ata de Eleição do síndico (se for o caso) – validade de 30 dias;

    18.                  Se o imóvel for financiado: Cópia autenticada do Contrato de Financiamento e saldo devedor;

    19.                  Certidão Negativa de Débito Municipal do Imóvel (site da Prefeitura);

    20.                  Se o imóvel for terreno de marinha: Certidão Negativa do SPU e Certidão de Autorização para Transferência (CAT) – site do SPU;

    21.                  Se o imóvel for rural: Certidão do CCIR (antigo INCRA), Certidão do IBAMA e ITR;

    22.                  Se o De Cujus for produtor rural: Certidão Negativa de débito de INSS;

    23.                  Se houver veículo: Cópia autenticada do Documento do Veículo e Tabela FIPE;

    24.                  Dossiê do Veículo (site do DETRAN);

    25.                  Se o veículo for financiado: Cópia autenticada do Contrato de Financiamento e saldo devedor;

    26.                  Se houver saldo bancário: Extrato bancário atualizado, com carimbo e assinatura do gerente;

    27.                  Se houver empresa: Certidão Simplificada da Junta Comercial, Contrato Social e Valores das quotas;

    28.                  Recolhimento do ITCD ou homologação da isenção;

     

    29.                  Recolhimento da Multa do ITCD (se houver);